Notícias

Notícias

abr 01, 2022

Energia solar é tema do 1º FIEPE Ambiental do ano

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE realizou a 1ª edição do FIEPE Ambiental deste ano, com transmissão ao vivo e online a partir da Casa da Indústria. Na oportunidade, temáticas como o futuro da energia solar e o FNE Sol foram debatidos.

O presidente do Contema, Anísio Coelho, destacou que os temas são muito oportunos por incentivar o desenvolvimento econômico e social do Estado. “Estamos vendo o quanto as fontes renováveis, como a solar, são importantes e a heliotérmica também, que surge como uma opção a mais ao mercado”, disse.

Sobre o tema o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf, José Bione de Melo Filho, trouxe detalhes de como o Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp) vem atuando e instalando projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, como, por exemplo, a construção plantas fotovoltaicas e heliotérmica para a geração de energia elétrica.

Já Eduardo Jatobá, gerente do departamento de Engenharia de Geração Solar da Chesf, fez um panorama sobre a realidade energética do País, destacando as vocações hidráulicas, eólicas e solar do Brasil. Na análise dele, se observa que há um avanço das fontes renováveis, sobretudo de autogeração, no Sudeste do Brasil, e de capacidade de geração no Nordeste, o que mostra a nossa capacidade de desenvolvimento.

A fim de viabilizar esses projetos, o gerente da Agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Tiago Trigueiro, destacou que a instituição financeira possui uma linha de crédito desenhada para o financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis. A ideia, segundo ele, é contribuir para a sustentabilidade ambiental da matriz energética da Região Nordeste.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.